"A conclusão da Biblioteca Municipal de Oliveira de Azeméis (BM3) está para breve. Para uma fase posterior ficará o respectivo equipamento.
A construção da BM3, localizada próximo à Escola Secundária Soares Basto, está em fase de finalização, faltando cerca de um mês para a sua conclusão, de acordo com a informação veiculada por Ápio Assunção, em reunião camarária. (…) Apesar de se estar a finalizar a empreitada do edifício propriamente dita, há ainda muito para fazer na BM3. Construído o imóvel, a faltar ficará o equipamento da Biblioteca Municipal de Oliveira de Azeméis, que terá como patrono – recorde-se – o escritor osselense, Ferreira de Castro. No edifício Rainha decorre, já há bastante tempo, o trabalho de catalogação dos livros já existentes, de forma a permitir a criação de uma base de dados informatizada, tendo sido já adquiridas 15 mil obras, sensivelmente. A estas juntam-se as que estão na actual biblioteca e o acervo da estrutura da Gulbenkian, localizada na Feira dos Onze. Importa referir que nessas instalações, cedidas pela Junta de Freguesia de Oliveira de Azeméis, irão decorrer obras para a futura ludoteca. Para além deste espólio, mais livros serão adquiridos, com a comparticipação de 50% por parte do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, pois a nova Biblioteca deve possuir pelo menos 50 mil títulos.
Oferta cultural A BM3 vai aumentar a oferta cultural aos oliveirenses e à população escolar, possibilitando o recurso às mais modernas tecnologias de informação e comunicação. A nível arquitectónico, o projecto aponta para um espaço transparente. Paredes-meias com uma escola secundária e muito próxima de uma outra unidade do 1º ciclo do ensino básico (Fonte Joana), bem junto ao Clube de Ténis de Azeméis, a nova biblioteca espera-se ampla e funcional, melhorando e alargando a oferta cultural. Para tal, os utentes terão ao seu dispor as mais inovadoras técnicas de comunicação e secções disponíveis para todos os tipos de público. Os serviços ocuparão os dois pisos do edifício, numa área total de 4 200 m2. Projectado em forma de «U», o edifício desenvolver-se-á pelas Ruas General Humberto Delgado, a Norte, e da Imprensa Oliveirense, a Poente.
Atractivos : Lazer e entretenimento. Além das áreas de leitura e consulta, o lazer e o entretenimento estarão no novo imóvel. Da autoria do arquitecto José António Lopes da Costa, o projecto aponta para um espaço transparente, com visão ampla para os espaços exteriores através de uma fachada envidraçada. A relação com o exterior é outra característica dominante estando o equipamento projectado para o desenvolvimento de actividades complementares à biblioteca, aproveitando a existência de um anfiteatro. No primeiro piso ficará localizada a secção de adultos com diversos espaços de estar e de leitura. Á entrada situar-se-á o atendimento e a sala de auto-formação e dos periódicos. Outras zonas estarão disponíveis nesta área: salas de áudio e vídeo e zonas de empréstimo e consulta." Fonte : O Primeiro de Janeiro – 9/04/006 Etiquetas: Acervo Documental, Acontecimentos, Equipamento Instalações e Mobiliário, Estatísticas, Serviços de Biblioteca |